quinta-feira, 2 de setembro de 2010

argentina e passeios que não envolvem (necessariamente) gastronomia

Depois do meu primeiro post sobre comer e beber em Buenos Aires, as pessoas me pergunatram se eu não fiz nada mais do que encher a pançola na terra da Evita. Sim, eu fiz, apesar que os passeios gastronômicos foram maravilhosos. E lembrando: fiquei 10 dias e não um final de semana, ou seja, minha comilança foi diluída ao longo do tempo.

Eu fiz aquela coisa básica de city tour, mas eu fui com um ônibus especial, aberto, que vai passando pelos principais pontos tutísticos e você pode descer e pegar os próximos (eles passam, supostamente, de meia em meia hora nos locais combinados). Achei que valeu a pena pois em um dia passei por tudo e pude voltar onde eu mais gostei. Esse sistema é chamado de Hop-on Hop Off e pelo menos eu nunca tinha ouvido falar. Sempre vejo aqueles city tours básicos em que todo mundo fica fechado no busão e tem que descer juntos nos pontos, como uma (suposta) família feliz.


O serviço chama Buenos Aires Bus e você pode comprar o ticket por 24h (70 pesos) ou 48h (90 pesos). É um ônibus amarelo, aberto na parte de cima e fica passando um vídeo explicando os locais, tem opções de diversos idiomas e os fones são individuais. O bacana é ir na parte de cima, dá para tirar fotos no percurso, mas coloque blusa, cachecol e leve até um gorro se estiver mais friozinho porque é um vento forte que desanima qualquer um.

O ponto inicial é na Florida com a Diagonal Norte, o primeiro ônibus sai às 9h e é por lá mesmo que você compra o bilhete, que deve ser apresentado sempre que você entra nos ônibus seguintes, caso venha a descer.

Abaixo o roteiro que ele faz e por onde eu passei, com ou sem o ônibus:

0) Florida - exatamente a rua do meu Hostel, é bem movimentada durante o dia. Pode ser comparada com a nossa 25 de Março: camelôs ficam no chão vendendo coisas, os homens ficam te chamando para "câmbio, câmbio" o tempo todo. É aqui que se compra malha e couro. O bacana é que é uma rua bem central e na altura da Corrientes fica uma estação de metrô.

1) Plaza de Mayo - vale a foto

2) Congresso Nacional - voltei depois do passeio para uma visita guiada que não existia no dia em que eu fui, ou seja, tempo perdido. Na região tem o Museu de Ciências Naturais, com uma amostra de meteoro e fóssil de dinossauro. Estava fechado quando eu fui também, só abre após às 14h... Ou seja, manhã em vão.

3) Monserrat - nem lenbro o que tem ali...

4) San Telmo - não desci com o ônibus, voltei no Domingo para a tal da feirinha que, tirando alguns artigos locais como as figurinhas relíquias de craques argentinos, é uma feirinha de antiguidades bacana, como de qualquer outro lugar. Não encontrei o famoso banco da Mafalda que me indicaram, mas deu para passear um pouco. Aproveite para almoçar no Desnível e depois volte para jantar também, rs.

5) La Boca - Desci no estádio do Boca Juniors e pude entender um pouco da paixão dos Argentinos pelo futebol, em especial da lenda em torno da "Bombonera". O estádio é realmente um caldeirão e deve explodir nos clássicos, é pequeno e os bancos da parte de baixo ficam colados ao campo, separados apenas por um vidro blindado. Tem um museu bacaninha e a opção de visitas guiadas, mas dá para ir sem o guia numa boa.


Depois do estádio, o ônibus parou no Caminito, a tal ruazinha fofa. Vale um café no Havanna e uma foto com o tio do tango.


6) Reserva Ecológica - não visitei

7) Puerto Madero - não desci com o ônibus, mas passei por lá para jantar e caminhar um pouco durante o dia. Aqui fica o Marcel e o Sottovoce que mencionei já. E não, não fui ao Asia de Cuba.


8) Plaza San Mantín - vale a foto

9) Palermo / Rosedal - tem um parque bacana e é uma região onde o pessoal costuma praticar esportes, andar de patis, bicicleta. Tipo um Parque do Ibirapuera.

10) Plaza Italia - não desci com o ônibus, mas voltei porque ali fica o guichê para ir ao Zôo de Lujan (que merece um post dedicado apenas a ele), o Jardim Botânico (onde os gatos são a maior atração) e o Zôo de Buenos Aires.

11) Recoleta - descida e visita básica ao cemitério e a Catedral Del Pilar. Vale a pena pagar uma merreca (4 pesos, acho) e conhecer os Claustros del Pilar, onde as freiras moravam. A entrada fica por dentro da Catedral. No cemitério o que mais me chamou a atenção foram as dezenas de gatos espalhados por lá... Vale visitar o Buenos Aires Design por lá, um local descolado de decoração e design local. A loja Morph é um sonho. Dá para ir no pub e no San Juanino, que mencionei no primeiro post.

12) Plaza Lavalle - vale a foto

Fora desse circuito, tirei uma tarde e fui até o Malba, museu de arte contemporânea. Por 8 pesos, você pode ver Tarsila do Amaral, Diego Rivera, Di Cavalcanti, Portinari, Frida Kahlo, Hélio Oiticica... Preciso confessar que eu, boba do jeito que sou, me emocionei lá dentro. Lembrei das minhas aulas no Colégio, onde a minha professora Cidinha passava toda a sua paixão e sensibilidade ao nos explicar arte e literatura. Sentada num banquinho em frente a Frida Kahlo, um filme passou na minha cabeça e eu daria tudo para fazer um passeio desses com ela ao meu lado.


Não teve jogo na Bombonera enquanto estive lá, mas consegui ir ao estádio Monutental de Núñez e assiti River Plate (3) x Independiente (2). Estádio lotadão, mais de 60.000 torcedores, 90% do River. Fazendo uma comparação, é como o nosso estádio do Morumbi e o time do São Paulo num jogo com algum time do interior. Tem visita guiada e museu também, dá para conhecer sem ter jogo. Para quem osta de futebol, é uma experiência incrível, de arrepiar qualquer um. Dá-lhe, River!!!


That´s all, folks. Espero que estejam gostando da série de Buenos Aires. Fica faltando contar do Zôo de Lujan, mas deixo um teaser para o próximo post... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário