quarta-feira, 15 de julho de 2009

templo zulai


Desde que começei a trabalhar lá na Raposo Tavares, sempre tinha alguém que me perguntava: "nossa, você já foi no Templo Zulai???". A negativa trazia uma expressão de "coitada" na face de quem conhecia o templo e achava um absurdo eu estar praticamente em frente e nunca ter entrado.



O Zulai é o maior templo Budista da América Latina. Aproveitando as minhas amadas férias em São Paulo, decidi rumar para o famigerado recinto. Tá, eu já tinha visto fotos. Tá, eu sabia que era lindo. Mas a sensação de estar lé é realmente indescritível. Toda aquela cultura e beleza contagia e você vai embora querendo ser uma pessoa melhor.



Fiz o ritual de ofereda do incenso dentro do templo que tem de 8.000 esculturas de Buda (aliás, existem muuuuito mais tipos de Budas do que eu pensava), visitei o museu, vi as cinzas de um ancestral, fui na sala de meditação, andei pelas trilhas, fiz pose para tirar foto sim. Um casal que vinha do Nordeste perguntou quantas vezes eu já visitado o templo. Respondi que era a primeira e o olhar de espanto foi o mesmo de quando respondia que nunca tinha ido.


Não importa a religião que se siga ou a ausência dela. Não tem como não sentir uma energia muito boa naquele lugar. Acho que justamente por Buda ser uma pessoa comum que alcançou um grau de evolução tão grande e não ser "rotulado" de Deus é que faz pessoas de todas as faixas etárias e crenças sentirem-se "em casa" no Zulai. A tarde passou muito rápido. Quando me dei conta do horário, percebi que era meu rodízio e, contagiada pelo clima de paz, não me estressei. Mágico... Deve ter sido a multa mais zen que eu já tomei na minha vida.


O templo faz um trabalho de inclusão social chamado Filhos de Buda com crianças em risco. Lá, elas tem acesso a cultura, esportes, estudo, cesta básica e vários outros benefícios. O Zulai vive de doações e da renda gerada pelos cursos ministrados no local. Todo final de semana tem ritual de meditação e palestras com as Monjas sobre princípio do Budismo (são 5 monjas que comandam o templo).

Sai mais leve, com a mente e o coração mais serenos. Apendi a Oração Pelas Mentes Ansiosas (bingo) e da Motivação da Autoconfiança. Ainda não me sinto preparada para as longas meditações em silêncio (oi, prazer, eu sou ansiosa e inquieta) mas tenho certeza que voltarei.


O Budismo é uma filosofia de vida baseada integralmente nos profundos ensinamentos do Buda para todos os seres, que revela a verdadeira face da vida e do universo. Quando pregava, o Buda não pretendia converter as pessoas, mas iluminá-las. É uma religião de sabedoria, onde conhecimento e inteligência predominam. O Budismo trouxe paz interior, felicidade e harmonia a milhões de pessoas durante sua longa história de mais de 2.500 anos. O Budismo é uma religião prática, devotada a condicionar a mente inserida em seu cotidiano, de maneira a leva-la à paz, serenidade, alegria, sabedoria e liberdade perfeitas. É uma maneira de viver que extrai os mais altos benefícios da vida.

5 comentários:

  1. Nossa, o templo é muito bonito e você ficou bem na foto. Eu é que ia gostar de correr, pular nesse templo..arranhar minhas unhas nas árvores...ahhhh...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a informação que vc passou. eu também já passei umas 2 ou 3 vezes na frente do templo mas nunca entrei. Quem sabe um dia!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Amanda, pq vc não me chamou... eu ia com vc!!!
    Mari

    ResponderExcluir
  4. As fotos estão demais...
    Com certeza vou marcar de ir lá!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer uma visita lá nas minhas férias

    ResponderExcluir