terça-feira, 28 de dezembro de 2010

e lá vem ele... 2011!



E não adianta pedir por ele antes da hora, implorar sua vinda, #chegalogo, vai? Não adianta de nada mandinga, trabalho feito ou papo no café da empresa. "Chega o Carnaval, mas não chega esse Ano Novo, hein?". O ano de 2011 chegará no seu tempo, nem um dia antes, nem um dia depois, chegará na data programada de 1/1/11. Ponto.

O calendário e a cultura popular nos fazem crer que um dos dias mais importantes é a virada de 31 de Dezembro, pois vem com ela o tão esperado e aclamado Ano Novo. Sempre achei muito injusto apenas um dia do ano, um diazinho só, perdido entre tantos outros, trazer consigo a carga pesada de representar a mudança, a esperança, a renovação. Talvez seja porque o ser humano costuma deixar tudo para a última hora e, nesse dia, ou vai ou racha: o ano está acabando e temos a urgência de resolver e ser tudo ao mesmo tempo.

Acho que as pessoas se acostumam com as "muletas" que a vida oferece e essa é uma delas. Em um dia só, prometemos mais coisas do que pudemos se quer pensar ao longo do ano. Amamos e perdoamos com uma facilidade ímpar. Somos honestos, bons, caridosos. Chegamos até a ficar com pena dos mais necessitados, vejam só.

Todos somos limpos, cheirosos e arrumados. Somos puros, usamos branco, oras. Somos religiosos, supersticiosos, super atenciosos, super românticos, super amados. Queremos abraçar, beijar, expor a nossa alegria para todos ao redor, afinal, é Ano Novo e somos felizes, não?

Todos os dias, quando acordo, nasce para mim a chance de ser aquele o meu dia especial e de transformação. Quem sabe naquele 17 de Julho não começa pra mim um Ano Novo? 2010 me ensinou que todo dia é dia de aprender e ensinar, todo dia é dia de mudança e só meu volante e meu travesseiro sabem o quanto é difícil mudar mesmo, de dentro da forma, mudar da forma mais genuína possível e nunca precisei esperar dia 31 de Dezembro para prometer grandes viradas na minha vida.

Todo dia é dia de fazer o bem, de começar dieta, de perdoar, abraçar, chorar e espalhar carinho. Todo dia é dia de dar a mão, dar abraço, ser amigo, bom filho, dar amor. Resoluções de Ano Novo são válidas se considerarmos a intenção de canalizar a energia e o foco para um objetivo, meu grande ponto é que isso pode acontecer em qualquer dia de qualquer ano. Basta querer.